Nosso Amado Amigo Gilbert Portela dos Santos é nosso convidado para colaborar nesta nova página do Projeto Miedc - Missão Educar Cuidar, na série "Cuidado da mente".
É uma honra tê-lo conosco, de um Setembro Amarelo ao outro Setembro Amarelo: Esta Campanha não pode acabar.
Dúvidas e sugestões, podem ser enviadas diretamente ao nosso Especialista: gilberterapia@gmail.com
Gilbert Portela dos Santos
Eu sou graduado em Serviço social pela UFES, e Pós-graduado em psicanálise clínica.
O tema da minha especialização foi: "a relação do suicídio e às doenças psicológicas na contemporaneidade". Desde então, venho me dedicando a promover palestras educativas de conscientização e prevenção na área de saúde mental em escolas, empresas e comunidades diversas.
Como você tem cuidado da sua saúde mental?
Corpo e mente fazem parte de um mesmo sistema integrado. Isso significa que, quando qualquer uma dessas partes não estão sendo cuidadas com atenção e carinho, todo o corpo sofre. É fácil detectar uma fratura exposta no corpo, e assim, a pessoa imediatamente busca ajuda médica para tratar do problema que é visível. Porém, as dores mais profundas não são visíveis, e também não são detectadas por exames de imagem ou raio-x: são as dores da alma, sofrimentos emocionais e mentais que silenciosamente levam as pessoas a perderem a alegria e a vontade de viver. O estresse, a ansiedade e a depressão, estão na base das causas de todo sofrimento humano, e são responsáveis, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por mais de 800 mil suicídios por ano no mundo, isso representa uma pessoa a cada 40 segundos; indicando uma epidemia de proporções mundial.
Precisamos quebrar o tabu e falar sobre este importante assunto. Segundo o primeiro relatório estatístico divulgado, tirar a própria vida, já é a segunda principal causa de morte em todo mundo para pessoas entre 15 a 29 anos de idade. É importante salientar que, segundo a OMS, o suicídio entre jovens e demais faixas etárias, quase em sua totalidade, estão relacionados a transtornos mentais como depressão, ansiedade e bipolaridade; porém, cerca de mais de 90% dos casos podem ser prevenidos se às pessoas mais próximas souberem identificar os sinais que elas emitem. Esse é o objetivo da Campanha Setembro amarelo; porém, essa campanha educativa deve ser realizada todos os meses do ano, pois às pessoas atentam contra a própria vida todos os dias. .